A Terra Indígena Tapirapé/Karajá situado no município de Santa Terezinha e consta de dois povos indígenas e distribuídas três aldeias. A população da Aldeia Italá é 460 pessoas. Principais atividades da comunidade Karajá é pescaria, lavoura e artesanato. A maioria das mulheres indígenas confeccionam os artesanatos para venda. E homens trabalham com roça de toco para plantar o milho, mandioca, melancia e banana.
A questão ambiental na região é de floresta, pântano, praia, cerrado com montanha. E cerrado é coletada murici, mangaba, pequi dentro da Terra Indígena A bacia hidrográfica que passa é Rio Araguaia e também Rio Tapirapé. E estes rios têm muito peixe para alimentar, e esta é comida preferida do Povo Karajá, e ainda têm muito lago existente proximidade da aldeia e tem muito peixe para consumo e brejo é coletado o buriti e a palha do buriti é feito em artesanato..
Atuaçao do Estado através da Coordenação Técnica Local da Fundação Nacional dos Povos Indígenas e também da Secretaria Especial de Saúde Indígena através DSEI – Araguaia ou do Posto de Atendimento de Saúde Indígena para comunidade indígena Karajá da Aldeia Itxalá. E também a escola indígena da Aldeia Itxalá vinculado na Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso.