POVO KARAJA - A Comunidade Indígena Karajá

Povo Karajá

Povo Karajá se autodenomina INῩ, que significa indivíduo, gente de verdade. Este povo pertence ao tronco macro – jê, e são falantes de sua língua de INῩ – RYBÈÈ que é a língua materna. Os adultos são bilíngues falam a língua materna e utilizam do português para se comunicar com a sociedade não indígena. O Povo Karajá se encontra no Estado de Tocantins, Mato Grosso, Goiás e Pará. Este povo mantenha a sua cultura viva, a sua língua materna e de seu costume dentro de seu território.

POVO KARAJA - A Comunidade Indígena Karajá

Povo Karajá

Povo Iny acredita que veio na profundeza do rio Araguaia. O lugar sagrado se encontra no Rio Araguaia BEROHOKY fica próxima da cidade de Santa Terezinha e também da aldeia Macaúba, da Ilha do Bananal-TO. o grande líder do clã reuniu a todos, e disse a todos para procurar o lugar para o Sul a Norte na extensão do Berohoky. Por isso aldeias Karajá se encontram na extensão do Araguaia. E também protegeram a sua terra tradicional de outros povos inimigos aos longos tempos.

A maior concentração da população se encontra no Estado de Tocantins, localizado na Ilha do Bananal. A Ilha do Bananal é plano estratégico de proteção da população dos inimigos e dois braços dos rios que dificulta da invasão do seu território tradicional.