PROJETOS - A Serviço da Comunidade Indígena Karajá

Projeto Roça Comunitária

Início da Roça Comunitária na Aldeia Itxalá no ano 2021, o tempo que integrava representante da comunidade da Aldeia Itxalá – MT. Foi a iniciativa de três pessoas para derrubar e limpar para plantar o milho, mandioca, cana, banana, melancia e abobora. Até de outras aldeias consumiam os produtos da roça comunitária. O resultado do trabalho de 15 pessoas na produção de alimentos e na hora da colheita todos pegavam os produtos da roça.

E as pessoas trabalharam não gostaram das pessoas não trabalharam consumiam os produtos da roça comunitária e desistiram de trabalhar na roça. Depois disso, decidimos a se organizar em associação para buscar o apoio. Eles fizeram a organização e conseguiram o apoio da prefeitura para plantar a mandioca e deram rama de mandioca, não deu certo porque a roça comunitária o mato tomou conta da roça por falta de limpeza, e desistiram da roça comunitária.

Produção de Farinha

Produção de Farinha Na Aldea Itxala

E nós continuamos a fazer a roça com o apoio da prefeitura e da fazenda para realizar o trabalho para plantar a mandioca e continuamos a pedir o apoio para plantar a mandioca. Nunca desistiremos de fazer a roça e trabalhamos para manter nossa família para ter os alimentos suficientes, mesmo atuando na área de educação fazemos a roça na hora de folga do trabalho. Nós conversamos para manter viva a tradicional de fazer roça de toco para alimentar a nossa família. A etapa de fazer farinha na Aldeia Itxalá com as participações dos membros do Instituto Deridu. Resultado da Roça com sucesso na produção da farinha.

Projeto Loja Karajá

Em Breve a Loja Karaja Oficial

As mulheres indígenas Karajá tem dificuldade de venderem os seus produtos ou levar os produtos para oferecer nas feiras ou eventos nos capitais devido os custos de passagem caro, também alimentação e hospedagem para fazer a exposição dos artesanatos nas grandes cidades. Através da criação de sistema de venda do Artesanato Karajá possibilitará mais venda do produto direto para clientes sem necessidade de deslocar nas cidades grandes.

Os jovens indígenas serão capacitados para manutenção do sistema de venda e assim se adaptando nova realidade para sobreviver na era empreenderora digital com uso de ferramenta de alcance de todos. Esta é a oportunidade para famílias artesãs venderem os seus produtos sem necessidade de deslocar para vender os artesanatos e sustentar as famílias por meio do sistema de venda para gerar a renda familiar.