A festa tradicional milenar acontece uma vez por ano na Aldeia Itxalá, na Terra Indígena Tapirapé e Karajá, Estado do Mato Grosso. HETOHOKῩ (Casa Grande) é um rito de passagem de meninos para fase adultos e participar na vida dos adultos e passarão na preparação durante no confinamento recebendo o ensinamento sobre o ciclo da vida do Povo INῩ, principalmente, cuidar e frequentar a casa dos homens e guardar os segredos. E também, receber a forma de preparação das atividades culturais em todas as etapas de realização da vida, e assim mantendo a sua identidade como povo das águas. No final da festa vem de todas as aldeias para participarem da maior festa tradicional, principalmente, os parentes dos meninos para acompanhar como as madrinhas e os padrinhos no final da festa.
A festa HETOHOKῩ realizado entre o mês de março na aldeia grande onde tem chefe cerimonial da festa tradicional e da família dos garotos que quer ingressar HETOHOKῩ. Para isso terá que fazer o pedido oficial ao chefe e autorizar a iniciar etapa por etapa recebendo as personagens da festa até levar na casa dos homens. De manhã, os meninos abençoados pela aruanã, e também, para crescer como homem consciente do seu papel na sociedade com princípio moral e ética, igualdade e respeito com os outros que frequentam a casa dos homens e valorizar a vida e manter a harmonia, a paz na aldeia. Após de termino da festa tradicional meninos ficam reclusão na casa dos homens até terminar a orientação de ciclo de vida na vida adulta.
A atividade cultural é milenar praticando uma vez por ano nas aldeias grandes. Ou seja, cultura permanente com apoio das famílias tradicionais que pedem para realização que chamamos de HETOHOKῩ, que significa casa grande onde os meninos ficam de reclusão por duas semanas após de termino da festa onde também acontece a luta corporal entre a aldeia visitante e aldeia organizadora da festa tradicional. Onde os jovens lutadores têm oportunidade de praticar a luta para torna – se melhor lutador da aldeia.
A festa é um momento de grande importância para a comunidade Karajá, pois marca a transição dos jovens para a vida adulta, além de fortalecer os laços culturais e preservar as tradições ancestrais. Através revitalização e a valorização da cultura Karajá, bem como proporcionar uma experiência enriquecedora e significativa para os jovens da comunidade. A realização da festa tradicional de rito de passagem para fase adulto, chamamos de HETOHOKῩ (Casa Grande), que consiste em uma série de cerimônias e atividades que marcam a transição dos jovens para a vida adulta dentro da comunidade Karajá com a participação de todos os membros da comunidade, especialmente os jovens lutadores que terão oportunidade de luta na arena no final da festa tradicional e este o momento mais importante na comunidade ou na aldeia.
A festa tradicional, HETOHOKῩ tem processo diferentes das etapas, incluindo rituais, danças, cantos, pinturas corporais, trocas de presentes, orientações pelos mais velhos, além de diversas atividades culturais e de luta, ou seja, Ijesù. São convidados anciões da comunidade e também representantes de outras aldeias para compartilhar os momentos da alegria para participar das celebrações da vida.
A festa tradicional HETOHOKῩ desempenha um papel fundamental na preservação da cultura e identidade do Povo Karajá. Através deste rito de passagem, os jovens são iniciados nos conhecimentos ancestrais, valores e tradições transmitidos há séculos pelos nossos antepassados. Além disso, a festa fortalece os laços comunitários, promove o respeito às gerações e cria um senso de pertencimento e orgulho cultural. No contexto atual, as tradições e costumes indígenas muitas vezes enfrentam ameaças de perda e assimilação cultural. Portanto, a realização da festa Hetohoky se torna ainda mais relevante, pois contribui para a valorização e manutenção das práticas culturais do Povo Karajá, além de proporcionar um espaço para a transmissão desses conhecimentos às gerações mais jovens.